Casa Alberto: Dress Code. Como se vestir?

Dress Code – código de vestir.

“Nada pior do que errar o tom e ir com uma roupa equivocada a uma festa ou cerimônia, ou seja, errar o dress code. Você tem vontade de ficar invisível num canto da sala ou se atirar embaixo do tapete.” (Glória Kalil – Chic[érrimo].)

Vamos aproveitar as dicas do livro da Gloria Kalil e descrever abaixo um guia do que significa cada tipo de traje que geralmente vem especificado no convite formal.

TRAJE ESPORTE

TRAJE ESPORTE: para  eventos como almoços, exposições, churrascos, batizados, festas infantis em que o clima seja simples e informal, pedindo um traje descomplicado.

Para ELA: peças avulsas como saias ou calças da estação + t-shirts ou suéter coloridos; terninhos esportivos, vestidos de alcinhas; ou calça+camisa branca; calças capri. Em tecidos como crepes, algodões, linhos, com stretch para o verão; veludos, malhas ou camurças no inverno. Como acessórios indica-se os esportivos, como sapatilhas, botas, sandálias baixas e bolsas maiores.

Para ELE: calças de brim ou gabardine cáqui ou jeans, com camisas esportivas ou suéteres. No inverno a aposta fica nas jaquetas ou parcas de couro ou camurça. Os sapatos são os esportivos como mocassim, sapatênis e tênis (exceto batizados). Por favor, bermudão+camistea do time+chinelo não!!

TRAJE PASSEIO; ESPORTE FINO; TENUE DE VILLE

TRAJE PASSEIO; ESPORTE FINO OU TENUE DE VILLE: esses são os pedidos para eventos do tipo vernissages, teatros ou almoços com toques de formalidade.

Para ELA: as mulheres podem apostar em blusas, túnicas, calças mais caprichadas, vestidos, tailleurs ou terninhos. Uso dos tecidos como algodões, microfibras, jérseis (verão), veludo, camurças, malhas, sedas (inverno) são bem vindos. Nos acessórios sapatos ou sandálias de salto com bolsa maior para o dia e pequena para noite acompanhada de belas bijuterias.  Nada de decotes ousados, joias poderosas e brilho total.

Para ELE: se o evento for antes das 18h, camisa+calça esportiva, tipo cáqui com blazer. Outras opções são terno de cor clara com ou sem gravata, ou blazer escuro com calça com ou sem gravata. Se o convite vier com “tenue de ville”, use gravata – seja dia ou noite, mesmo com blazer ou jaqueta. À noite, terno com gravata – valendo os claros se for verão. Nos pés sapatos sociais, mocassins pretos ou marrons. Jamais use jeans.

TRAJE PASSEIO COMPLETO; SOCIAL

PASSEIO COMPLETO OU SOCIAL: é o traje usado em jantares, coquetéis, óperas, casamentos, comemorações oficiais. Pedem formalidade total, assim os trajes são mais formais, pois é hora de festa fina.

Para ELA: vestidos curtos com detalhes de brilho, decotes, fendas e transparências; paletó+saia ou calça de tecidos nobres também pode. Tecidos como georgettes, chiffons, musselinas, shantungs e rendas. Como acessórios sapatos ou sandálias de salto, xales, echarpes e bijoux ou joias vistosas acompanhadas de maquiagem mais nítida.

Para ELE: ternos escuros com camisa social e gravata, acompanhados de sapatos sociais pretos. Não use nada que não seja terno+gravata e evite marrom.

TRAJE A RIGOR; BLACK-TIE; TENUE DE SOIRÉE

TRAJE BLACK-TIE; RIGOR OU TENUE DE SOIRÉE: esta é a hora do requinte e da sofisticação, os eventos pedem capricho, pois são noites de gala, bailes e grandes premiações com um clima de total sedução.

Para ELA: vestidos longos ou curtos muito sofisticados. Decotes, transparências, brilhos e bordados preciosos. Em tecidos aposte nos poderosos, como brocados, tafetás de seda, shantungs, zibelinas, rendas e georgettes. Nos acessórios sapatos ou sandálias de salto bem altos, estolas, casaquinhos preciosos, peles etc. acompanhados de jóias ou bijoux muito especiais. Evite o “pretinho” básico e pior evite sempre sapatos ou sandálias esportivas do tipo tamanco!

Para ELE: smoking!! Tradicional ou variações mais modernas – como substituir a camisa branca por uma preta e dispensar a gravata borboleta – são toleradas hoje em dia. Os sapatos devem ser lisos de verniz ou pretos de couro de amarrar. A roupa errada é o seu melhor terno escuro.

Para ampliar as imagens, basta clicar nelas! Espero ter tirado todas as dúvidas, afinal é de bom tom homenagearmos nossos anfitriões estando à altura da festa oferecida.

Um abraço,

Cristina

Fonte de pesquisa:  site Chic de Glória Kalil, imagens de Fashion Bubble

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s